sábado, 19 de março de 2011

Para refletir

Imagem de http://www.decibelsoup.com/
Fala galeraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

O álbum número 1 nas paradas da Billboard desta semana é o mais novo trabalho do rapper Lupe Fiasco e é dele que vou falar hoje. Desbancando os discos de Avril Lavigne, R.E.M e Glee com pouco mais de 200 mil cópias vendidas, Lasers traz um repertório que mistura rap, hip/hop e ritmos eletrônicos. Mas além das boas melodias com parceiros como Skylar Grey, John Legend e Trey Songz, o que chama a atenção no Cd são as letras das canções. Filho de um pantera negra, Wasulo - esse é seu nome real - tinha o hábito de ler livros e começou a aprender artes marciais com três anos. Sua família também tinha assinatura da revista National Geographic, ou seja, conhecimento é algo que não faltou na vida do cantor. Ele participou da composição de todas as 12 faixas, que, em sua maioria, falam sobre política, preconceito e revolta com a mídia. Nem Barack Obama escapa das críticas de Fiasco, que admite não ter votado nele nas eleições de 2008 e que fará o mesmo nas próximas.

O primeiro single do álbum é "The Show Goes On", cujas palavras de apoio e incentivo estão direcionadas a comunidade negra. Os versos I was once that little boy/Terrified of the World/Now I’m on a World tour/I will give up everything, even start a world war/For these ghettos girls and boys im rapping round’ the World for! ilustram muito bem essa idéia. Outra música, talvez uma das mais polêmicas do disco, é "Words I Never Said", que é recheada de falas sobre racismo, Islã, Gaza, Obama e violência. Acho que muita coisa que estava entalada na garganta Lupe colocou aí.



Apesar de ter muitas músicas nesse estilo acima, Lasers também fala sobre amor e relacionamentos, algo que raramente falta em um trabalho do tipo. Dentro do tópico vale a pena ouvir "Letting Go", com Sarah Green, e a bela "Never Forget You", com o romântico John Legend.

Lasers, como um todo, tem melodias gostosas e leves, o que é até bom, pois suaviza um pouco as letras pesadas do artista. Escutem a tranquila "Til I Get There" e para dançar "I Don't Wanna Cara Right Now" e "Out Of My Head". Eu gostei; é um disco que nos faz refletir sobre algumas coisas, portanto, prestem atenção no que Lupe Fiasco diz e não apenas no som que ele produz. Se você curte Tupac, provavelmente vai aprovar o trabalho do músico, natural de Chicago.

Por que Lasers? Vou deixar aqui a explicação nas palavras do próprio autor: Lasers são feixes de luz brilhantes que queimam através da escuridão da ignorância. Lasers destacam a injustiça e a desigualdade. Lasers atuam e formam seus próprios destinos. Lasers encontram significado e direção nos mistérios que os circundam. Lasers lutam por amor e compaixão. Lasers lutam pela paz. Lasers lutam pela progressão. Lasers são revolucionários. Lasers são o futuro. Nós não somos perdedores... Nós somos Lasers!!!


Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Lupe_Fiasco

http://www.baltimoresun.com/entertainment/sns-rt-music-us-billboardchtre72f9hz-20110316,0,3770011.story

http://www.lupefiasco.com

:P

Nenhum comentário:

Postar um comentário