domingo, 27 de março de 2011

Inspiração vinda do público

Imagem de 3.bp.blogspot.com
Fala galeraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Descobri um cantor muito bom dos Estados Unidos na quarta-feira: Matthew West. Estava assistindo The Vampire Diaries e me apaixonei pela música que tocou no final do episódio, chamada "Family Tree". É claro que no mesmo dia fui pesquisar sobre o músico na internet e conhecer um pouco mais sobre sua carreira. E como a curiosidade traz coisas boas viu...li a biografia e o processo de gravação do novo álbum de Matthew, The Story of Your Life, foi praticamente baseado nos fãs. Isso mesmo, o cantor cristão, que sempre costumou escrever sobre sua vida, sua fé e seu amor, resolveu pedir que os fãs escrevessem suas histórias e as enviassem a ele. Não foi nenhuma competição, pelo contrário. O resultado do trabalho são 11 faixas que resumem fatos sobre a vida de pessoas não só dos EUA, mas também de países como Malásia e Escócia, totalizando 20 nações. Que resposta, não?

West começou a coletar os textos em fevereiro de 2010 e passou os dois meses seguintes em uma cabana próxima de Nashville trabalhando nas canções. "Eu tinha um grande quadro branco e escrevia nele minhas idéias na cor vermelha. Sempre que terminava uma música escrevia o título em azul", conta. No início haviam centenas de títulos em vermelho, mas com o passar do tempo, em um lento processo, eles iam se tornando azuis. Os temas das histórias eram bastante variados e não necessariamente sobre momentos alegres; aliás, a maioria deles eram sobre fases difíceis, como doença, morte, vícios e abusos. Em "Broken Girl", por exemplo, o músico expressou toda a sua raiva diante das histórias de abuso sobre garotas que leu. Já "To Me" é uma resposta a uma mãe que estava em dor por causa da forma como seu filho era maltratado na escola. "Eu escrevi essa música na perspectiva daquela mãe", explica.

Minha favorita é a que cito no início deste post, "Family Tree". Ela é inspirada em uma menina chamada Rebecca, cuja família problemática estava passando por um de seus piores momentos: o pai homossexual estava morrendo e durante uma briga com sua mãe, o parceiro dele lhe falou: "Bem, acho que é o legado que você tem". A faixa fala exatamente o contrário, que o passado não define ninguém e segundo Matthew, é um dos momentos mais definidores de seu disco.

A sonoridade de The Story Of Your Life é bem tranquila, com um pop/rock suave aliado da bela e sincera voz do artista. Vale a pena ouvir não só pelas boas melodias, mas pelo que ele tem a dizer a todos aqueles que participaram da produção, enviando suas histórias com total confiança nele. Se eu fosse um deles estaria comovida pelas letras das faixas. Vejam abaixo o clipe de "My Own Little World", primeiro single, lançado em agosto:



Fontes:
http://www.matthewwest.com


http://en.wikipedia.org/wiki/Matthew_West

:P

Nenhum comentário:

Postar um comentário