domingo, 20 de março de 2011

Música também influencia os negócios

Julian Treasure - imagem de audio-branding-academy.org
Fala galeraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Li hoje uma notícia interessante na internet. Segundo Julian Treasure, presidente da The Sound Agency - líder mundial em consultoria de som - e autor do livro Sound Business, colocar música pop rápida nas lojas não é bom para os negócios. Isso "apenas apressa as pessoas, encorajando-as a saírem mais depressa, o que é o contrário do que a loja deveria gostar", disse em entrevista a agência Lusa, de Portugal. Para ele, o som afeta todos os tipos de pessoas e de forma significativa, como em nossos pensamentos e comportamentos. No caso do estilo musical citado no inicio deste parágrafo, os fregueses podem se sentir apressados a sair do estabelecimento, ficando, portanto, pouco tempo no local. 


O inglês ainda informou que a produtividade do trabalho aumenta em salas sossegadas, ao contrário de escritórios abertos e barulhentos. "A minha missão na vida é fazer com que o som soe lindamente e uma das formas é mostrar às empresas que podem ter mais lucros soando bem", acrescenta Julian, cuja organização oferece consultoria em como usar o som de modo eficaz. O que o empresário aconselha é a utilização de "sons generativos", criados pelo computador, com o objetivo de criar um ambiente agradável. No site da Sound Agency é possível escutar algumas dessas produções e elas são realmente bem tranquilas. São apenas melodias, sem vocais, com batidas e sintetizadores.

E aí, concordam com a opinião do profissional em som? Você se sente incomodado dentro de lojas ou lugares que tocam músicas dançantes? Eu acho que depende muito do local em análise e do público que o frequenta. Eu, por exemplo, adoro quando escuto bandas que admiro na hora de comprar roupas e isso inclui artistas como David Guetta e Fatboy Slim. Agora, em locais onde o público é diversificado, abrangendo várias faixas etárias, concordo que o tipo de som deve ser bem ambiente e instrumental. Que tal a música abaixo para tocar em um aeroporto ou shopping?



Fontes:
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1810773


http://www.juliantreasure.com/


:P

Nenhum comentário:

Postar um comentário