segunda-feira, 2 de maio de 2011

Diversão pra família toda!

Fala galeraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Imagem de blogdogiramundo.blogspot.com
Ontem tive a oportunidade maravilhosa de conhecer o show da turnê Música de Brinquedo, do Pato Fu. Lançado em 2010, o álbum, que leva mesmo nome, foi muito bem recebido pela crítica e pelo público e isso não é coincidência; trata-se de um trabalho que merece reconhecimento. A criatividade, escolha das faixas,  instrumentos, tudo foi selecionado de forma feliz. Por isso, estava esperando uma performance à altura e foi o que encontrei no Palácio das Artes.

Com o evento marcado para começar às 18h, resolvi chegar cedo no local para achar vaga sem dificuldades. Sim, encontrei uma na porta! O final de tarde começou bem. Enquanto esperava por um amigo da faculdade, observei o público chegar e ele estava variado: crianças, pais, mães, avós, tios, tias e jovens. Mas o que mais me surpreendeu foi a quantidade de crianças; eram muitas! Algumas levavam brinquedos nas mãos e corriam pelo salão do estabelecimento; outras ficavam no colo da mãe ou do pai. Tinham umas que eram pequenas mesmo, com um ano de idade no máximo!

Assim que entrei, deparei-me com o Grande Teatro lotado. Até cheguei a me sentir um pouco anormal em meio a tantas crianças e bebês; a que estava ao meu lado olhou pra mim e começou a rir. Até agora estou pensando se riu porque me achou velha demais para estar ali ou se tinham alguma coisa errada em mim - não duvido, já que minha mãe sempre "zoa" minhas roupas. Quando o relógio apontava 18h10 as pessoas já gritavam "Começa, começa!" e minutos depois as luzes se apagaram. O palco era composto por vários joão-bobos, instrumentos de brinquedo e uma estrutura ao fundo, onde se localizam os convidados especiais do espetáculo: os bonecos do Giramundo. Achei lindo!

O repertório me surpreendeu, pois achei que a banda mineira só iria tocar canções do disco. Fernanda Takai e John Ulhoa, acompanhados de mais cinco integrantes, cantaram hits antigos, como "Eu", "Perdendo Dentes" e "Tempo", para a alegria de muitos que estavam lá, inclusive eu, em momentos de nostalgia. Gostei também da interação que o grupo manteve com o público, principalmente John, que fazia piadinhas e explicava como funcionam alguns instrumentos que tocavam no palco. Conseguiu arrancar vários risos da platéia. Fernanda também fez o mesmo quando, antes de performar "Rock and Roll Lullaby", contou que a faixa costumava ser um sucesso nas festinhas que ia na adolescência, mas que ninguém a convidava pra dançar. Agora, que está famosa, todo mundo quer. Engraçado, mas é a pura verdade, né?

Outra surpresa foi o comportamento dos pequeninos. Eles não gritaram, choraram ou ficaram correndo de um lado pro outro; estavam quietinhos. A única coisa infantil que fizeram foi amontoarem-se em frente ao palco já no final do show. E mesmo assim, só vi várias cabecinhas olhando o Pato Fu se apresentar, sem bagunça.

Pontos altos do concerto? Bom, adorei os bonecos do Giramundo; eles são super engraçados! A performance de "Live and Let Die", do Wings, foi legal demais também, com a presença de, se não me engano, cinco meninas, incluindo Nina, filha de Takai e Ulhoa. Ao invés dos fogos que Paul McCartney sempre solta em seus mega-shows, foram jogadas serpentinas através de um bastão que a vocalista soltou. Não teve a mesma dimensão, é claro, mas foi uma tentativa bem-sucedida. Se alguem que foi e gravou o momento, coloque no Youtube para, quem sabe, o video chegar ao ex-beatle! A canção escolhida pra fechar o evento foi a trágica, bela e divertida "Bohemian Rhapsody", do Queen. O som do pianinho que marca o início da música foi o suficiente para os adultos a reconhecerem. Porém, infelizmente, a melhor parte da mesma, na minha opinião, que é o coro, não foi tocada, pois os bichos do Giramundo quiseram pular direto pro "metal". Uma pena, uma vez que ficaria muito bacana eles cantando o hit completo, especialmente o coro.

Enfim, Música de Brinquedo é um show para toda família. Vai entreter as crianças com os sons e instrumentos presentes no palco - o joão-bobo que serviu de percussão foi o máximo! - e os adultos com as músicas, não só do próprio CD como as de autoria do Pato Fu. Tudo foi tão família que teve direito a um parabéns coletivo a um dos membros. Para a primeira vez em que conheci a banda ao vivo, digo que está aprovadíssima!

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pato_Fu

:P

Nenhum comentário:

Postar um comentário