segunda-feira, 25 de abril de 2011

Só faltou um toque dela

Imagem de mundoibox.com.br
Fala galeraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Ouvi agorá há pouco o novo álbum de Marcelo Camelo, segundo de sua carreira solo, Toque Dela. Ele está disponível para ser escutado online no site do Sonora Terra, e aproveito aqui para dizer que esse site é ótimo para quem curte música e gosta de procurar novos sons. Você pode conferir todo esse material se for usuário Terra ou de redes sociais como Twitter e Facebook. Legal, né?

Agora chega de publicidade e vamos partir para a crítica ao Cd! Admito que como alguém que conheceu Camelo com o hit pop "Anna Júlia", de 1999, foi difícil me acostumar com o som alternativo do Los Hermanos que se seguiu depois. Com as canções solo do cantor de 32 anos ocorreu o mesmo. Mas uma vez que você conhece o trabalho e o escuta várias vezes, acaba adaptando à sua sonoridade e aprende a admirá-la. Agradeço tal capacidade ao tempo em que passei fazendo programação musical na Rádio UFMG Educativa, especialmente quando tive que programar a parte do início da manhã, cujas músicas eram basicamente MPB. Nessa época, coloquei muito para tocar "Copacabana", do próprio Marcelo.

A primeira coisa que me veio à cabeça quando estava escutando as dez faixas de Toque Dela foi a banda Beirut. Os instrumentos de sopro e percussão em "A Noite", que abre o álbum, e "Tudo Que Você Quiser" trazem à minha memória o estilo suave de "Elephant Gun" e "Nantes". Os ritmos lentos e contagiantes da MPB presentes em "Despedida" e "Pra Te Acalmar", por outro lado, fazem eu me imaginar na calçada de Copacabana ou em um barco em pleno alto mar. Falando assim parece que o disco está regado a somente canções tranquilas, né? Não se enganem. Tem um pouco do rock indie do Los Hermanos também nas ótimas "Ô ô" e "Pretinha", portanto, fãs do grupo carioca vão, provavelmente, aprovar tais faixas. A participação do Hurtmold na produção do trabalho também é muito fácil de ser notada em quase todas as faixas.

Ouçam "Vermelho". Ela tem arranjos de violão lindos e uma melodia que, aliada à percussão e instrumentos de sopro - desculpem mas não sei diferenciar muito bem um do outro! - constroem uma melodia de qualidade inegável.

O título do Cd não podia ser melhor; ele tem, de fato, um "toque dela". Quem é ela, a inspiração de Marcelo Camelo? Mallu Magalhães. Só faltou um dueto com a cantora, como foi feito em Sou (2008), na música "Janta". Quem sabe não tem um toque dela em algum show?

Fontes:
http://sonora.terra.com.br/#/artista/45820/marcelo_camelo


http://www.myspace.com/hurtmold

:P

Nenhum comentário:

Postar um comentário