sexta-feira, 8 de abril de 2011

Ciência e música

Fala galeraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Final de semana chegou e as atualizações também! A começar por um video muito interessante que um amigo meu da faculdade me mostrou. Ele está cursando a disciplina online Introdução ao Universo da Música e a equipe responsável pelas aulas postou um video no YouTube, no qual o músico Bobby McFerrin realiza uma atividade com a platéia do World Science Festival de 2009 utilizando escalas pentatônicas. O que seria isso?

Bom, acho que mesmo explicando aqui vai ficar um pouco confuso; eu, pelo menos, não entendi muita coisa. Acho que quem trabalha com música deve ter grandes chances de compreender. Anyway, as escalas pentatônicas são o conjunto de todas as escalas formadas por cinco notas ou tons. Elas são bastante utilizadas no pop/rock, jazz, blues e folk, sendo mais conhecidas no universo dos músicos pela simples abreviação "penta". No video abaixo vocês devem ter uma noção melhor do que foi dito acima.



Viram que legal? E no final ele diz que todas platéias com que já fez o exercício o resultado é o mesmo. Ou seja, todos nós conseguimos acompanhar o raciocínio lógico de como funcionam as escalas pentatônicas. Lendo podemos não entender nada, mas na prática aprendemos na hora. Incrível o cérebro humano, não?

Fontes:
http://www.musica-e-acordes.com/pentatonicas.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_pentat%C3%B4nica

:P

Nenhum comentário:

Postar um comentário