segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Noite de grandes performances e supresas!

Imagem de http://1.bp.blogspot.com/
Fala galeraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Aconteceu ontem a cerimônia do maior prêmio da música, o Grammy. Em sua 53ª edição, foram premiados 109 artistas, dentro de 29 categorias, porém, o evento transmitido pela televisão exibe apenas alguns deles. Aliás, vimos dez prêmios serem entregues e você pode vê-los na lista abaixo:

Melhor performance Pop de dupla ou grupo
Train – Hey, Soul Sister

Melhor performance Country Feminina
Miranda Lambert - The House That Built Me

Melhor álbum de rock
Muse - The Resistance

Melhor álbum pop vocal
Lady Gaga – The Fame Monster

Melhor álbum country
Lady Antebellum – Need You Now

Música do Ano
Need You Now - Dave Haywood, Josh Kear, Charles Kelley, Hillary Scott.

Artista Revelação do Ano
Esperanza Spalding

Melhor álbum de rap do ano
Eminem - Recovery

Gravação do Ano
Lady Antebellum – Need You Now

Álbum do Ano
Arcade Fire – The Suburbs

Acho que os vencedores foram muito bem escolhidos, apesar de ter tido uma grande surpresa no prêmio de Revelação do Ano e Álbum do Ano. Nada contra os vencedores, mas na primeira categoria pensei que o premiado seria a banda Florence and The Machine ou Mumford and Sons; na última, esperava Need You Now ou Recovery. Mas isso mostra que visibilidade e vendas de discos ou posições em paradas musicais não influenciam a votação e sim a técnica, excelência na música e realização artística, como consta no site oficial do Grammy. Eu acabei pensando mais pro lado da fama mesmo e acabei me surpreendendo.

Agora comentários sobre a cerimônia. Primeiro, Lady Gaga, é claro. A cantora chegou ao Staples Center, em Los Angeles, dentro de um ovo e apenas saiu do mesmo na hora de sua apresentação. Vestia uma saia, top e chapéus amarelos e estava com um rabo de cavalo. A música de sua performanca foi “Born This Way”, que foi lançada mundialmente no dia 11. Ela cantou muito bem e animou o público que estava em frente ao palco. Gostei da arte em que toca o órgão e dá um tom meio obscuro à canção.

Imagem de http://www.homorazzi.com/
Outro destaque foi a homenagem de abertura, feita por Christina Aguilera, Florence Welch, Yolanda Adams, Martina McBride e Jennifer Hudson. Essas cinco vozes, apesar de serem bem diferentes, tem cada uma sua beleza específica. Todas cantaram vários sucessos da grande Aretha Franklin, que não pôde estar presente na cerimônia devido a problemas de saúde.

Chamo a atenção para a bela apresentação de Bruno Mars, B.o.B e Janelle Monáe. Primeiramente, eles cantaram “Nothin’ On You” em versão acústica. Depois, Mars, com a tela em preto e branco, cantou seu último single, “Grenade”, mas em uma versão muito legal, em ritmos dos anos 50, com saxofone, percussão e baixo. Aí entrou em cena Janelle, de terninho e com cabelo curto e de topete, com a música “Cold War”. Ela até pulou na platéia ao final da performance para fechar com chave de ouro. Brilhante!

Mumford e Sons, The Avett Brothers e Bob Dylan, bastante rouco, fizeram uma belíssima apresentação. Eu, que estava em minha cama, fui contagiada pelo rock misturado com folk que ouvi. Gostei de Bob cantando junto das duas bandas e para finalizar tocando gaita. Ele estava com um semblante bem sério, não gostei, mas esteve bem.

A apresentação mais divertida da noite foi, de longe, “Forget You”, com Cee Lo Green, Gwyneth Paltrow e Muppets. Sim, Muppets! Cee Lo estava com uma roupa cheia de penas coloridas e armadura, enquanto os bonecos faziam backing vocals. Achei o máximo! Paltrow também due uma boa performance, apesar de estar mais discreta, apenas com brincos cor-de-rosa.

Outros artistas que cantaram na noite passada foram Miranda Lambert (The House That Built Me”), Muse (“Uprising”), Usher, Justin Bieber e Jaden Smith – este com os pais corujas na platéia – (“Baby”, “Never Say Never” e “OMG”), Lady Antebellum (“American Honey” e “Need You Now”), Katy Perry (“Teenage Dream”), Rihanna, Eminem, Dr.Dre, Skylar Grey (“Love The Way You Lie”, “I Need a Doctor”) Drake (“What’s My Name”), Barbra Streisand (“Evergreen”), Keith Urban, Norah Jones e John Mayer - que estava igual ao Johnny Depp em O Turista – (“Jolene”), Arcade Fire (“Ready To Start”).


Imagem de http://mondomoda.files.wordpress.com/
Está achando que me esqueci do elétrico Mick Jagger? Jamais! Ele deixou qualquer um que está em seus 20 e poucos anos no chão com sua animação e energia. Ele prestou um tributo a Solomon Burke. Para uma primeira apresentação no Grammy, Jagger estreiou com o pé direito! Outra cena engraçada foi ver Nicole Kidman cantarolando “Teenage Dream”. Adorei.
Em suma, valeu a pena ficar acordada até às 2h30. Quem perdeu, assista aos vídeos no YouTube!

:P

3 comentários:

  1. Só eu que não achei o Arcade Fire ganhar uma surpresa? O Arcade Fire foi eleito por praticamente todas as listas de melhores de 2010 como o melhor do ano. Não dava pra ser diferente...

    ResponderExcluir
  2. Lady Gaga e Grammy são como água e óleo... não respectivamente é claro kkkk

    ResponderExcluir
  3. AMEI o fato de a Esperanza Spalding ter ganhado o Grammy!! A versão dela de Samba em Prelúdio é de longe a mais linda que eu ouvi. Pra mim, foi o mais merecido de todos!!!

    ResponderExcluir