quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Nasceu pra encantar!

Imagem de http://www.oesquema.com.br/
Fala galeraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Chegou a hora de falar da talentosa Esperanza Spalding, vencedora do Grammy de Artista Revelação do Ano. A cantora norte-americana tem apenas 26 anos e já tem um currículo musical impressionante. Criada na cidade de Portland por uma mãe solteira e em uma vizinhança multilíngue, a jovem percebeu que seu futuro estava ligado a música após assistir o cellista (quem toca violoncelo) clássico Yo Yo Ma apresentar-se em um episódio da série infantil Mister Roger's Neighborhood. Diga-se de passagem que ela tinha apenas 4 anos de idade! Pouco tempo depois, aos 5, ela aprendeu a tocar o violino sozinha e conseguiu uma vaga na The Chamber Music Society of Oregon, onde permaneceu por uma década. Além do violino, trabalhou também com o baixo, instrumento que permitiu que Esperanza se aventurasse em outros estilos, como o blues, funk e hip-hop.

Aos 16 anos, ingressou no programa de música da Portland State University através de uma bolsa de estudos e depois foi para a Berklee College Of Music. Foi lá que começaram a abrir várias portas. Em 2005, recebeu a prestigiosa bolsa Boston Jazz Society por seu trabalho na música. E em 2008, lançou seu primeiro álbum como artista solo, Esperanza, no qual mostra toda a sua capacidade em cantar não só em inglês, mas em espanhol e português como se fosse uma nativa. O som de Spalding tem muitos ritmos brasileiros e o jeito como ela canta também é semelhante ao de cantoras como Elis Regina. Po
rém, além de bossa nova, ela também traz incrementos de jazz, blues e soul, ou seja, performa uma variedade de estilos.

Ouçam "Junjo", em espanhol; "Apple Blossom", em inglês, que tem participação de Milton Nascimento, em uma canção regada a piano; e "Samba em Prelúdio", de Vinicius de Moares e Baden Powell, em português.
Minha preferida é a bela "Ponta de Areia". Vejam um video de uma apresentação ao vivo abaixo: 

  

Alguma dúvida de que ela que merecia o Grammy este ano? Além do talento, ela canta com uma alegria e facilidade de quem realmente ama música e nasceu pra encantar platéias ao redor do mundo.

Fontes:
http://www.esperanzaspalding.com

http://en.wikipedia.org/wiki/Esperanza_Spalding

:P

Um comentário:

  1. Eu sei que já disse isso, mas tenho que dizer de novo: Samba em Prelúdio com ela é perfeito! E ela é foda xD
    E eu juro que eu nunca mais comento nenhuma dessas coisas again hehehehe

    ResponderExcluir