quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Semana de música antiga movimenta Minas Gerais em setembro



Entre os dias 2 e 11 de setembro de 2011, acontece em várias cidades de Minas Gerais a III Semana de Música Antiga da UFMG: do mysterium eloquente. O evento, em sua terceira edição, tem como objetivo possibilitar o intercâmbio entre a teoria e a prática musical através de palestras, mesas redondas, comunicações de pesquisa, além da realização de concertos e cursos de práticas interpretativas. Neste caso, a proposta é trazer uma reflexão dentro do universo da música antiga, expandir o conhecimento, a criação de plateias e a produção de repertórios, promovendo um encontro entre profissionais, estudantes e público.


O tema da presente edição, “do mysterium eloquente”, pretende provocar a reflexão e também a experiência estética, tudo isso com concertos temáticos de alto nível, dos multifacetados conceitos e experiências do mysterium. Ou seja, da relação do ser humano com o infinito e suas representações no universo da arte e da cultura ocidental, dos séculos VI ao XVIII.  

A programação da semana inclui as cidades de Belo Horizonte, Ouro Preto, Congonhas e Sabará. Sim, muitos mineiros vão ter a chance de conferir o trabalho! Os concertos são gratuitos e as aulas englobam instrumentos como o alaúde, cravo, órgão, fagote barroco, além de canto e dança barrocos. Essas atividades serão ministradas por artistas e pesquisadores de renome tanto nacional quanto internacional, de universidades como USP e UFPR e países como Alemanha, França, Estados Unidos e Holanda.
Vejam a programação completa com datas, locais e horários no site oficial. A III Semana de Música Antiga da UFMG é realizada pela UFMG, Escola de Música da UFMG e Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes. Outras informações pelo telefone  (31) 3224-6700, entre 9h e 12h e 13 e 17h. 
:P

Nenhum comentário:

Postar um comentário