sábado, 17 de setembro de 2011

Belezas naturais da Serra do Espinhaço são temas de projeto musical

Imagem de chevrolethallbh.com.br

Conheci outro dia um projeto musical muuuito bacana, chamado Músicas do Espinhaço. O próprio nome já dá uma dica sobre do que se trata: a Serra do Espinhaço. A cordilheira brasileira, que passa por lugares como Serra do Cipó, Chapada Diamantina, Serra dos Cristais, Serra de Ouro Branco e Serra Geral, foi a fonte de inspiração para Bernardo Puhler criar a iniciativa. E tudo foi mera coincidência, uma vez que o músico havia escrito algumas canções sobre paisagens, culturas e histórias de locais por onde havia passado e, quando reuniu um estudo sobre as mesmas, percebeu que quase todas foram inspiradas pela serra. 


Apesar de a ideia ter surgido em 2003, foi em 2010 que o projeto deslanchou. Com a gravação, publicação e lançamento do livroCD O Encontro das Cordilheiras, houve uma aproximação com o público, cujo resultado foi bastante positivo. A partir daí vieram vários shows - inclusive na própria Serra do Espinhaço, na cidade de Ipoema - videos e outros livrosCD. 


Além de criar música, o Músicas do Espinhaço estimulou o desenvolvimento de ações de preservação das montanhas do Brasil, como por exemplo, o Portal do Espinhaço, com ONG's, voluntários e comércio de produtos ecológicos. Parte do lucro obtido com a venda dos livrosCD é destinada ao projeto, que viabiliza ações de preservação no Espinhaço. Que exemplo de iniciativa, né galera? Bernardo está de parabéns e todos aqueles que juntaram-se a ele também! Sim, além do jovem, instrumentistas, cantores e compositores já participaram do projeto. Atualmente, ele conta com Gustavo Campos, Rafael Furst, Matheus Félix e Eloy D'Paula. 


Vejam abaixo o clipe de "Perereca-de-pijama" para ter uma noção do trabalho. Ela faz parte do novo álbum Jardim do Mundo. Eu achei a faixa linda, tanto melodicamente quanto liricamente, pois é, de certa forma, educativa e com arranjos bem feitos. E tem até vocais de uma criança, aluna do Instituto Despertar, de Belo Horizonte. 


Ah, dia 20 de outubro tem show de lançamento do novo disco no Teatro Dom Silvério, na capital mineira. Outras informações aqui!





Fontes:
http://www.musicasdoespinhaco.com.br


http://www.serradoespinhaco.com.br


http://www.chevrolethallbh.com.br/programacao/musicas-do-espinhaco-lanca-o-cd-jardim-do-mundo/


:P

Nenhum comentário:

Postar um comentário