domingo, 11 de setembro de 2011

Hip hop, diversão e debate no centro de BH

Imagem de Dani Pacheco

Fala galeraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Na última sexta-feira, tive uma saída bem interessante. Fui à abertura de uma exposição de fotografia de um amigo da faculdade no Centro Cultural da UFMG, localizado no centro de Belo Horizonte, e fui convidada por ele para ir a um duelo de MC's no viaduto Santa Tereza. Nunca tinha ido ao lugar antes, apesar de já ter frequentado a famosa Serraria Souza Pinto, que fica praticamente ao lado, então estava ansiosa. Além disso, nunca fui à região à noite, com exceção de ocasiões relacionadas à UFMG mesmo.

Fomos eu, meu amigo e outras duas pessoas a pé, já que o Centro Cultural é bem próximo e não vale a pena ir de carro até lá. Quando chegamos, o local já estava bem cheio, mas tranquilo, sem bagunça nem nada. Grande parte do público era composta por MC's e amigos, além de pessoas vendendo bebidas e comida, e policiais monitorando. O duelo estava marcado para começar às 22h30 e foi bem fiel ao horário, atrasando menos de cinco minutos. Assim que o apresentador subiu ao palco, a galera gritou e aplaudiu e, até onde eu vi, ocorreram quatro duelos antes da semi-final e final, com direito a intervalo com show de lançamento de CD do grupo DQ (Das Quebradas) e anúncio de próximos eventos.

O mais interessante da noite foi a tribo em si, com seus bonés de aba reta, tênis e camisetas largos, linguagem corporal e senso crítico. Gente, fazer o que esses MC's fazem não é fácil; pelo menos para mim! Compor textos originais, críticos e com rima é algo que exige muito e conquistar o público é um trabalho ainda mais árduo. O tema da noite era corrupção, liberdade de expressão e constituição, então ouvimos muito falar de políticos, Brasília, trabalho, dinheiro, polícia, entre outros, porém, deu para perceber que não era qualquer coisa que agradava o júri não. Sim, quem votava era o público presente e uma pessoa do palco, chamada de PDR. Por isso, os participantes tinham que caprichar no repertório e usar muito da improvisação, especialmente se o duelo fosse para um segundo round. É aí que o MC mostrava seu talento!

Devo dizer que gostei muito do duelo, mesmo tendo que sair antes dele acabar em função de meu carro, que estava em um estacionamento que fechava à meia-noite. Eu me senti no filme 8 Mile, do Eminem, lançado em 2002; doido demaaaaais! Os eventos acontecem desde 2007, todas as sextas, a partir das 22h30,  no viaduto Santa Tereza. Parece que depois ainda tem um pessoal que dança, vou ver se na próxima eu vejo! Quem resolver esticar, em frente ao local tem a boate Nelson Bordello. Minha irmã já foi lá várias vezes e disse que é ótimo!

Em breve, vou escrever aqui sobre o álbum do DQ! Enquanto isso, siga as últimas novidades do duelo no blog. 

:P

3 comentários:

  1. Já ou vi falar, e já vi imagens desse famoso duelo, mas nunca presenciei; Me agrada ver que existem formas de expressão, contrárias ao Mainstream, que estão mais firmes do que nunca. Bom texto.

    ResponderExcluir
  2. Olá Dani Pacheco,tudo bem?
    Sou fotografo e fiz a cobertura do lançamento do DQ, nós somos parceiros e eu dei uma força pra ele lá. está aqui o link das fotos, se quiser da uma olhada depois http://www.facebook.com/media/set/?set=a.229498960432759.55812.100001179699739

    Uma coisa nós temos em comum, nunca tinha ido no duelo, achei mt bem organizado tbm.
    Bom texto, Abraço.

    ResponderExcluir
  3. João, se você tiver a chance vai lá e curte o duelo porque é muuuito legal! Obrigada pelo elogio hehe

    Auremar, pode deixar que vou dar uma olhada sim e, se você permitir, vou colocar alguma dessas fotos quando falar do disco aqui. Com crédito seu, é claro! Também achei o duelo super organizado! Obrigada pelo elogio tbm hehe

    :P

    ResponderExcluir