domingo, 25 de setembro de 2011

Balanço geral do primeiro dia de Rock In Rio

Palco Sunset no pôr do sol, durante show de Ed Motta.
Foto de Dani Pacheco.
Fala galeraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Como você já viram, sexta conferi o primeiro dia de Rock In Rio e agora vou contar a vocês como foram os shows do Palco Mundo. Pois é, tinha tanta coisa para fazer na cidade do rock que acabei curtindo muito pouco o Palco Sunset. Apenas vi alguns pedaços das ótimas performances do Móveis Coloniais de Acaju, Letieres Leite e Orquestra Rumpilezz e Mariana Aydar, e Ed Motta com Rui Veloso e Andreas Kisser. Quando cheguei a BH me arrependi profundamente de não ter visto mais dos shows. Fica a dica a vocês: curtam a cidade assim que entrarem e no intervalo das apresentações!

Apresentação digna de abertura de Rock In Rio

Paralamas e Titãs abriram evento com excelência.
Foto de Dani Pacheco.
O show de abertura começou na hora marcada, às 19h. Titãs, Paralamas do Sucesso e a Orquestra Sinfônica Brasileira subiram ao palco para um show que agitou a galera presente, com direito a convidados de honra como Milton Nascimento ("Love Of My Life", cover de Queen) e Maria Gadú ("Lourinha Bombril"). Eu, que não conheço os hits dos grupos tão bem, diverti-me bastante! Nada como duas bandas de rock nacionais do nível deles para começar o festival com o pé direito. Melhores? A belíssima "Epitáfio", com participação emocionante da plateia, e "Meu Erro".





Cláudia Leitte não embala público 

O fato de cantoras de axé estarem no Rock In Rio me estranhou um pouco, mas hoje, o evento abrange praticamente todos os estilos musicais possíveis e o seu nome trata-se apenas de uma marca no mundo da música. Por isso, estava de braços abertos para curtir a naturalmente carioca Cláudia Leitte. Porém, ela não convenceu. Com uma setlist que incluiu vários covers e hits antigos, a jovem não agitou a galera, especialmente com as canções de seu novo álbum. Muita pessoas vaiaram e gritaram "Ivete, Ivete!", até antes mesmo dela começar a apresentação, devido ao atraso. Eu, particularmente, acho isso uma falta de educação, uma vez que ela é uma artista nacional de muito talento e não foi convidada à toa para estar lá; gosto muito de Cláudia e ela já provou que veio pra ficar. O problema é que, após a saída do Babado Novo, ela parece não ter conseguido definir uma personalidade artística e emplacar a carreira solo; ela parece uma mistura de Ivete Sangalo e Beyoncé - parece! Tudo bem usar roupas provocantes e sensuais, mas as caras e bocas que ela faz são demasiado exageradas.  Melhores do show? "Insolação do Coração" e "Exttravasa".

Diversão e simpatia conquistam brasileiros


Katy Perry abre show com Teenage Dream.
Foto de Dani Pacheco.
A performance de Katy Perry era a mais esperada da noite, pelo menos na minha opinião. Estava doida para ouvir suas canções, uma vez que gosto praticamente de todas, e sabia que ela iria tocar as melhores. Com um atraso até maior que o de Leitte, Katy subiu ao palco para um público que não estava nem aí para a demora, pois sua presença ali era super esperada. Começando com "Teenage Dream", a norte-americana levantou a galera, e a partir daí não foi muito difícil manter a animação. A única música calma que cantou foi a balada "Thinking Of You", com direito a vestido com estampa brilhante da bandeira do Brasil. Perry não é uma cantora lá essas coisas no quesito afinação, mas seu carisma e jeito engraçado e divertido de ser justificam sua popularidade perante o público. E suas músicas, ah, são legais demais, né? Além de trocar de roupa em todas as faixas, sendo que em "Hot N' Cold" o fez várias vezes, a jovem chamou um fã ao palco que até virou celebridade na web como Júlio de Sorocaba. Foi uma cena hilária! Melhores? Difícil, pois todas foram mara, mas destaco "Firework" e "Teenage Dream".

Repertório infeliz 

Elton John é um dos maiores artistas que o mundo já viu e sempre traz performances inesquecíveis. Porém, não conseguiu animar o público com seus hits. Grande parte das pessoas que estavam no Palco Mundo queriam ver Katy Perry e Rihanna ou algo tão animado quanto, e Elton encheu o setlist de sucessos lindos mas lentos demais, como "Rocket Man" e "Don't Let The Sun Go Down On Me". Resultado? Um tanto de gente sentou ou ficou parada durante a performance. Só quem curte mesmo o cantor que aproveitou o show, inclusive um sósia que conseguiu invadir o palco, só que sem grandes transtornos. John até riu da cena. Se tivesse incluído canções mais up, do tipo "Don't Go Breaking My Heart", ou até mesmo calmas, só que mega conhecidas, teria sido outra história. Faltou "Sacrifice" e "Your Song" no repertório. Mas valeu a participação, uma vez que ele exibiu o profissionalismo e educação de sempre. Melhores? Admito que eu quase cochilei porque estava com dor nas costas e resolvi me sentar e as melodias serviram mais como canção de ninar pra mim, mas acordei com "Rocket Man" e "Crocodile Rock".

Elton John não empolgou público, mas foi profissional e educado como sempre.
Foto de Dani Pacheco.
 Atraso vira rotina no Brasil

Eu já sabia que Rihanna iria atrasar, mas não tanto assim, especialmente quando se trata de um festival de música. Enquanto os outros headliners variaram de 20 a 30 minutos para se apresentarem, a barbadiana demorou cerca de 45 minutos. O povo vaiou muito, mas, da mesma forma que aconteceu aqui em BH, quando ela entrou no palco todos esqueceram a looonga espera. A cantora de 23 anos cantou o que os fãs queriam ouvir: "S and M", "Only Girl In The World", "California King Bed" e até mesmo "Te Amo", que me surpreendeu, pois não imaginei que fosse cantá-la. Como já a tinha visto no domingo passado, não estava tão empolgada, mas gostei da performance. Melhores? "Shut Up and Drive", é claro, "Don't Stop the Music", "Cheers (Drink To That)" e "Umbrella", que fechou o primeiro dia de Rock In Rio.

Assim que Rihanna deixou o palco, o público presente teve a chance de conferir uma queima de fogos incrível, ao som do tema do evento, nas vozes do Roupa Nova. Não tive a chance de curtir a tenda eletrônica, uma vez que o último show acabou às 4 horas, mas semana que vem vou lá e falo para vocês como foi!

Queima de fogos fecha a primeira noite do Rock In Rio.
Foto de Dani Pacheco.
:P

2 comentários:

  1. Post muito bom, Danii!
    Resumiu muito bem o dia 23! :D
    :*
    Luísa

    ps: vc tem mais fotos de sexta?

    ResponderExcluir
  2. Oooi Lú!

    Eu postei no FB as fotos, mas se achar outras que não estão lá eu lhe envio por mensagem!

    :P

    ResponderExcluir