domingo, 20 de dezembro de 2009

Avatar - Trilha Sonora

Fala galeraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Bom, ontem eu assisti a um dos filmes mais esperados de 2009, se não o mais esperado: Avatar, dirigido por James Cameron, aquele da produção cinematográfica mais bem-sucedida de todos os tempos, Titanic. E ainda tive a sorte de achar uma sessão em 3D para conferir se tudo aquilo que os críticos estavam falando era realmente verdade. Aquilo o quê? Que Avatar é uma revolução dos filmes em formato de 3 dimensões, que o cinema vai ser visto de uma forma diferente depois do filme e blá blá blá.

Primeiramente, devo dizer que, apesar da longa duração - quase 3 horas - eu amei o filme. É uma história linda, bem escrita, com personagens incríveis e um cenário magnífico. Pandora é realmente um planeta impressionante, com seres vivos belíssimos. Além disso, tem muita ação, romance, guerra, enfim, tudo que permite o entretenimento do público na sala de cinema. Na minha opinião, a grande moral do filme é mostrar que o homem não tem o direito de invadir o lugar que ele quiser e fazer o que bem entender com ele, de uma forma egoísta; é preciso respeitar os valores, crenças e hábitos que cada povo tem. Pra mim, é uma indireta ao governo dos Estados Unidos, acho que vocês sabem muito bem por quê. Em contrapartida, a única coisa que não gostei foi o fato de ter esperado mais da exibição em 3D; eu esperava uma maior interação com o filme, o ambiente, queria me sentir em Pandora de uma forma mais intensa.

Porém, estou aqui para falar de música, não é? Aproveitei o meu passeio de ontem para poder dizer o quanto que eu adoro música instrumental, principalmente em filmes de animação ou que são repletos de efeitos especiais. Eu me pergunto como que tem gente capaz de criar e produzir canções tão bem contextualizadas e bonitas como as desse filme. Deve ser um trabalho bem intenso e desgastante mentalmente, mas que no final, resulta em uma trilha sonora marcante. Veja os principais temas de Star Wars, Indiana Jones e Missão Impossível, por exemplo. São músicas que daqui a 50 anos ainda serão lembradas na história do cinema, não só pelo sucesso das produções, mas também pela melodia que a gente simplesmente não consegue esquecer. Será que em Avatar será assim também?

Se vocês tiverem tempo, assistam e prestem atenção na trilha sonora. É linda, principalmente aquelas canções que tocam quando o personagem principal, Jake Sully, vai descobrindo as belezas da natureza daquele lugar.
Fontes:
Backstreet Boys - Straight Through My Heart
:P

Nenhum comentário:

Postar um comentário