domingo, 22 de novembro de 2009

Música concreta

O que é música concreta? Você provavelmente já deve ter ouvido falar, mas teve a chance de escutar, de fato? Eu tive, na aula de História e Música na faculdade. Peguei essa matéria porque ela estava sendo ofertada aos alunos de Comunicação Social, aí resolvi aproveitar a chance. Eu raramente entendo alguma coisa do que o professor fala, mas acho bacana sair da bolha pop que eu vivo desde criança.

Uma das coisas mais legais que aprendi nessa aula foi a introdução a música concreta. Quando você escuta pela primeira vez você pensa: "Putz, isso não é música". São sons de objetos, da natureza, os quais são gravados por aparelhos e sintetizados, para que não haja ruídos na hora de escutar. É como se você pegasse um gravador de som e o colocasse na beira de um rio, por exemplo, e detectasse todos os barulhos que passasem por ali durante um período de tempo. Não tem uma melodia com refrão, ponte, etc; a estética da música não tem métrica: tem um início, meio e fim, mas não é organizado. Em uma aula, o professor, uma peça rara, nos fez ouvir uma canção de 50 minutos, e sabem sobre o que ela era composta? O ranger de uma porta. E sabem o que eu fiz para não dormir? Estudar o conteúdo de uma matéria de Relações Públicas que estou cursando. Parece que é desinteresse, mas não é. Quando você escuta algo diferente pela primeira vez na vida, a tendência é a de não aguentar; mas após um tempo, você se acostuma e começa a aturar.

Querem conhecer? Abaixo tem uma peça de Pierre Schaeffer e a duração dela é bem curta, portanto, escutem!haha



One Republic - Good Life

:P

Um comentário:

  1. preciso de dois musicos que fazem musica concreta, me ajude!!

    ResponderExcluir