quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010

Imagem de http://www.eprami.pt/
Fala galeraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Este é o último post do blog em 2010, portanto, será um comentário sobre os maiores destaques da música, na minha opinião, neste ano.

Para começar, os grandes nomes da música brasileira, a começar pelo Pato Fu. Após vários anos sumido, o grupo mineiro lançou em 2010 o álbum Música de Brinquedo, trabalho que não é composto por músicas inéditas, mas que inovou. Ouvir "My Girl", do Temptations, e "Live and Let Die", do Wings, com instrumentos de brinquedo e nas vozes de crianças foi realmente incrível. É claro que comprei o disco. Nota mil pela qualidade e criatividade do trio.

Outros nomes que se destacaram, estes vou falar junto, foram Luan Santana e Restart. Esses garotos trouxeram de volta uma histeria que eu não via desde a época dos Backstreet Boys, sério. Gritaria, choradeira e até moda esses jovens trouxeram. A proliferação de calças justas e óculos coloridos, camisetas de gola V se deu de forma extremamente rápida no país. Mas não foram apenas milhares de cds e shows que eles fizeram não; a quantidade de prêmios foi considerável. Restart e Luan Santana levaram pra casa prêmios no VMB, Prêmio Multishow, entre outros. Por mais que eu não tenha mais 13, 14 anos, admito que as músicas deles ficam na cabeça. "Meteoro" e "Levo Comigo" são dois hits de 2010, sem dúvida.

Skank e Sandy também fizeram bonito. O quarteto fez um mega show no Mineirão no dia 19 de junho e eu estive lá para prestigiar o evento. Apesar da longa duração, a apresentação foi excelente e agitou a noite das mais de 50 mil pessoas presentes. Bela maneira de começar a década! Já Sandy enfrentou muita pressão por lançar seu primeiro álbum solo, após a separação do irmão Júnior. Felizmente, o resultado disso tudo foi positivo. O trabalho da cantora, Manuscrito, é muito bom e foi bem recebido pela crítica e fãs, vendendo mais de 80 mil cópias. Nele, vemos uma Sandy que mostrou ter adquirido experiência e amadurecimento em todos esses anos e que arriscou em ritmos mais agressivos em algumas faixas. Está de parabéns!

Na área da MPB destaco a talentosa Maria Gadú, Luísa Maita, Aline Calixto e Diogo Nogueira. Gadú com sua linda voz rouca, Maita com seu ritmo contagiante, Calixto com seu show que fez toda a platéia sambar em Diamantina, e Nogueira que vem mostrando que herdou o talento musical do pai. A jovem Paula Fernandes também merece atenção, ao mostrar o poder fmeinino no sertanejo. Móveis Coloniais de Acaju, Luciano Abruzez, Daniel Horta e Macaco Bong são um dos nomes da música independente nacional que fizeram bonito em 2010.

Agora vamos para a música internacional, começando pelos Estados Unidos, afinal, quer a gente queira ou não, a indústria musical deles é enorme e produz muita coisa que bomba no mundo inteiro, principalmente no Brasil. Justin Bieber e Ke$ha foram as revelações do ano. Não gosto muito do jeito de Bieber, mas não posso negar que ele lançou muita música boa em 2010. Lembro que ao escutar "One Time" pela primeira vez achei que fosse uma mulher cantando. Porém, quando ficar mais velho sua voz vai ficar mais grossa e as zoações irão diminuir. Espero que também fique menos chato - foi o que pareceu na entrevista dada ao Pânico na Tv e em outras que assisti - com a idade. Já Ke$ha é pura diversão. Suas músicas são divertidas e o corpo pintado de Neon nas apresentações é o máximo. Aprovadíssima garota!

Outros grandes nomes americanos foram Eminem e Rihanna, que lançaram uma música juntos, "Love The Way You Lie", que fez sucesso no mundo inteiro, e ainda tiveram dois álbuns muito bem vendidos. Eminem sempre dá uma sumida, mas depois volta detonando. Já Rihanna lidou com aquele problema com Chris Brown em 2009 e nos mostrou, aparentemente, que já superou tudo e está definitivamente de volta! Alicia Keys também marcou 2010 com sua bela parceria com Jay-Z em "Empire State Of Mind". Esta realmente foi um dos maiores destaques! A banda Train também merece crédito com seu álbum Save Me San Francisco e o single "Hey, Soul Sister". Ambos foram lançados no final do ano passado, mas apenas bombaram mesmo neste início de década. Katy Perry e Cee Lo Green são outros que fizeram bonito. Katy com sua música animada e alegre e Green com o hit de final de ano "Fuck You". A-d-o-r-o!!!

No velho continente destaco a volta de Robbie Williams ao Take That e Sir Paul McCartney, que fez um dos melhores shows que já vi em minha vida! Robbie trouxe renovação a boyband britânica e contribuiu na produção de um dos melhores discos do ano. Retorno mais do que bem-vindo! Paul, ah, preciso falar? Virei fã! Admito que só fui no show porque ele é o Paul McCartney, mas depois que voltei de São Paulo fiquei encantada com sua música, postura de palco e carisma. Que exemplo de cantor, instrumentista e compositor! Ellie Goulding , Taio Cruz, Florence and The Machine e Caro Emerald foram as grandes revelações européias. Taio Cruz surgiu como uma espécie de Usher inglês e lançou singles como "Break Your Heart" e "Dynamite". Ellie chamou atenção com sua voz bem aguda e com o cover de "Your Song", de Elton John. Muito lindo, vale a pena ouvir! Florence and The Machine é um grupo recente, que ficou famoso mundialmente com a canção "Dog Days Are Over". As batidas, harpa e a belíssima voz de Florence Welch são um dos componentes que me agradaram neste conjunto que veio pra ficar. Caro Emerald é uma cantora holandesa que une o jazz, blues e pop e produz um som notável. Parece que estamos ouvindo música da década de 1950, mas é claro, atualizada com os ritmos eletrônicos de hoje.

Não posso deixar de mencionar dois grupos extremamente originais: Tanghetto e The Baseballs. Os primeiros, da Argentina, misturam tango com música eletrônica. Conheci seu trabalho em um show na Praça da Liberdade, Belo Horizonte, no Conexão Vivo 2010 e gostei muito. Ouvir "Enjoy The Silence" no estilo citado anteriormente foi um susto bastante positivo! Os alemães do Baseballs só trouxeram diversão. Suas versões anos 50 de músicas atuais são legais demais! Eles não têm faixas originais, mas o que eles fazem ganha mil pontos pela inovação. Em alguns casos, o cover chegou a ficar melhor do que a canção propiamente dita, caso de "Hot N' Cold", de Katy Perry. Espero que continuem com o bom trabalho!

É isso gente. Provavelmente esqueci de alguém ou algum grupo, mas não foi por mal. Foi um ano de muita música boa e artistas que fizeram coisas dignas de reconhecimento. Ok, escrevi demais, mas não tem como escrever pouco sobre 12 meses de música em meus ouvidos. Despeço-me com uma canção de um dos seriados de maior sucesso mundial de 2010:



Feliz Ano Novo!!! Obrigada por acessarem meu blog em 2010! Desejo a todos muitas felicidades, amor, sucesso, paz e um 2011 repleto de realizações!

:P

Nenhum comentário:

Postar um comentário