sexta-feira, 22 de julho de 2011

Espetáculo de rock e música erudita!

Trampa Sinfônica se apresentou no Teatro Sesiminas, com platéia cheia.
Imagem de Dani Pacheco
Fala galeraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Ontem tive o prazer de ir no show do projeto Trampa Sinfônica em Belo Horizonte. Realizada no Teatro Sesiminas, com ingressos gratuitos, a apresentação reuniu a banda brasiliense Trampa, a Orquestra de Câmara do Sesiminas, músicos convidados da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, o guitarrista Dillo Araújo e o maestro amapaense Joaquim França, responsável por reger a grande equipe. O show faz parte de uma turnê nacional, por quatro cidades - Recife, BH, Rio de Janeiro e São Paulo -, em homenagem ao idealizador do projeto, Sílvio Barbato. Vamos simbora pra crítica?

Marcado para começar às 20h30 e não 20h, como tinha sido divulgado, o concerto teve um atraso respeitável, de cerca de 15 minutos. Quando a orquestra e a banda entraram no palco, o local já estava bem cheio, apesar de não estar lotado. Achei isso bastante positivo, ainda mais que não percebi uma divulgação em massa do evento na mídia. O público era variado, com crianças, adolescentes e adultos, além dos rockeiros de plantão, que compareceram em grande número. Um veterano meu da Comunicação, Leandro Lima, baterista da banda de metal mineira Nostoi, também estava por lá.

Imagem de Dani Pacheco
O vocalista André Noblat foi o último a subir ao palco, abrindo o espetáculo com "Te Presenteio com a Fúria". Ótima escolha para iniciar as pouco mais de uma hora de apresentação! Entre as faixas autorais estavam "Nenhum Passo Atrás" - que teve como influência a história de uma moradora do nordeste cuja casa sempre era destruída em tempos de maré alta e que acabou construindo com o próprio esforço uma nova casa para morar, longe dali -, "Seu João", "Clara ou João", "Acabou" e "Um Minuto de Silêncio". Além disso, o conjunto de Brasília fez covers de músicas como "Another Break On The Wall", "Haiti", "All The Lonely People" e a arroz de festa "Pais e Filhos". Para finalizar, a mesma que abriu o show, mas muuuito mais animada, com todos em pé e pulando, apesar de alguns permanecerem sentados. Enfim, se tem uma coisa que já percebi após dezenas da shows, é que nem todos gostam de ficar de pé.

Admito que não sou a maior fã de rock, mas gostei demais do projeto Trampa Sinfônica. Comparecendo ao mesmo é possível ver o quão perfeito é o casamento do rock n' roll com a música erudita. Acho que se fosse a um show da banda Trampa sozinha, sem orquestra, não seria tão legal. Não que o trabalho deles não seja bom, mas é que a presença dos violinos e violoncelos acrescenta muito aos solos de guitarra e percussão. O som é tão bonito que nem consegui prestar muita atenção nas letras, mas apenas nos arranjos e melodia.

Fã sobe ao palco para se juntar à banda.
Imagem de Dani Pacheco
Porém, mesmo assim, digo que o grupo ainda vai crescer muito no Brasil. Noblat tem uma presença de palco incrível e carisma, e os outros integrantes também são ótimos e simpáticos. Em um momento, o baixista, bem doidão, subiu em cima da caixa de som e depois de um pulo para voltar ao palco. Adorei! André também chamou uma grande fã para juntar-se a eles mais pro final da apresentação. E que fã! A garota dançava loucamente todas as canções! O melhor pra mim foi quando o Trampa tirou uma foto com o público, pedindo que todos fizessem o sinal do rock n' roll, e depois fez o mesmo com a orquestra. Muito bom!

Agora só falta orquestrar músicas do Raul Seixas! Quem sabe rola? Afinal, tudo rola na música! Parabéns a todos os envolvidos no projeto! Tenho certeza de que Sílvio Barbato, esteja onde estiver, está satisfeito com o resultado.

Orquestra fazendo o sinal do rock n' roll no final do show.
Imagem de Dani Pacheco
Fontes:
http://www.myspace.com/bandatrampa

http://trampasinfonica.com.br/

http://www.youtube.com/watch?v=Y69C5zSNxFw&feature=pyv

:P

3 comentários:

  1. Show foi bom mesmo, valeu pela indicaçao! (tem algum link pra download das musicas?) huauhauhuhaa

    ResponderExcluir
  2. Oooi pessoal!

    Diogo, no Trama Virtual você pode baixar músicas da Banda Trampa, mas sem a orquestra e você precisa ter cadastro no site. Já na página oficial do projeto Trampa Sinfônica é possível escutar algumas músicas, mas sem download.

    Amanda, então você é a fã que teve o privilégio de subir ao palco e cantar ao lado dos caras? Que presentão!

    :P

    ResponderExcluir