quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Morre gênio da música





Morreu hoje, aos 94 anos, Les Paul, criador da guitarra elétrica. A causa de seu falecimento foi uma pneumonia. Ele estava internado no Hospital White Plains, de Nova York.
Vou contar aqui um pouco da vida deste grande músico.

Nascido em 1915, Paul começou a se interessar por música quando aprendeu a tocar gaita aos 8 anos de idade. Depois veio o piano, banjo e finalmente a guitarra, cuja influência veio de nomes como Nick Lucas e Eddie Lang (ambos guitarristas ligados ao jazz), e também de alguns artistas locais, como Sunny Joe Wolverton, que lhe deu o nome artístico Rhubard Red.

Já na década de 1930, insatisfeito com as guitarras elétricas em circulação, Les Paul deu início a experimentação de modelos próprios, recebendo ajuda de amigos que tinham conhecimento na área de tecnologia. Em 1947, após usar mais de 500 discos de teste, Paul conseguiu produzir uma versão da música "Lover" para 8 guitarras elétricas, todas tocadas por ele mesmo em vários tipos de efeitos de velocidade. No ano seguinte lançou um disco com este trabalho pela Capitol Records, sendo o pioneiro da gravação de múltiplas faixas de música.
Porém, no mesmo período, se envolveu em um grave acidente de carro, quase tendo que amputar o seu braço direito. Mas para evitar isso, o guitarrista deixou o seu braço em uma posição permanente para que o possibilitasse a tocar seu instrumento favorito.

Algum tempo depois, Paul deslanchou no cenário pop junto de sua esposa na época, Mary Ford, lançando sucessos como "How High The Moon" e "Tiger Rag". No final da década de 1960, entrou em um processo de semi-aposentadoria, apenas produzindo daí em diante alguns álbuns de jazz e country com Chet Atkins e um dueto com DiMeola em "Spanish Eyes" em 1980.

Nos anos 90, o artista costumava se apresentar no Iridium Club em Nova York, sendo visto por celebridades e fãs de seu trabalho.

Mesmo com sua morte, as pessoas jamais esquecerão o quanto ele contribuiu para o cenário musical através de seu enorme talento. O seu modelo de guitarra Les Paul é o predileto de artistas aclamados como Keith Richards, Paul McCartney e B.B. King, além de outros modelos utilizados por Santana, Led Zeppelin, U2, Pearl Jam, entre outros.
Utilizando as palavras de Richard S. Ginell, do All Music Guide: ainda temos muito o que aprender com o "Wizard of Waukesha".

Fontes:


Westlife - Amazing
:P

Nenhum comentário:

Postar um comentário