sábado, 28 de agosto de 2010

Prêmio Multishow: conclusões


O Prêmio Multishow, realizado nesta última terça-feira, 24, nos mostrou muita coisa sobre a música brasileira no momento. Vamos em partes.

As opiniões sobre os vencedores da noite foram mistas. Enquanto alguns acham ótimo a Banda Cine,  Restart, Nx Zero e Fresno terem levado uma estatueta pra casa, outros ficam indignados com a situação. Eu não acho nada, sério. A única coisa que eu acho é que se os vencedores foram eleitos por voto, quer dizer que eles mereceram sair com a vitória. Na música, para mim, é difícil você julgar algo, uma vez que, na maioria das vezes, você toma uma posição subjetiva. E isso não é legal. Devemos respeitar quem ganha e ponto final, independentemente do que achamos.

Banda Cine venceu como melhor grupo. "Recomeçar", do Restart, melhor canção. "Espero a Minha Vez", do Nx Zero, melhor clipe - o clipe do Skank que merecia, de fato. Luan Santana, revelação. Rodrigo Tavares (Fresno), melhor instrumentista. Por mais que eu não goste do som ou do estilo de alguns deles, acredito que se eles estão aonde estão hoje, é porque alguma coisa eles fizeram para estar ali. São cantores com apelo feminino e estão com uma fama semelhante àquela dos Backstreet Boys, N'Sync, Five, que marcaram a minha adolescência, por exemplo. E daí? Eu os adorava! Hoje, pessoas da minha idade naquela época adoram os vencedores do Prêmio Multishow!

O problema que está aí é que eu cresci e muitos outros também cresceram e acabaram mudando as preferências musicais, tornando-se mais críticos, em alguns casos. E podem acreditar, daqui a alguns anos, aqueles que votaram no Cine e Nx Zero vão passar pelo mesmo. Não posso esquecer, é claro, daqueles que realmente não gostam ou nunca gostaram de boybands. Vocês podem criticar sim, mas acho que devem respeitar a escolha do público que votou, quer concordem ou não.

Agora, parabéns também para Maria Gadú, Pitty, Samuel Rosa, Ivete Sangalo, Ana Carolina, Victor & Leo e Móveis Coloniais de Acaju. Vocês também merecem o reocnhecimento do público pelo trabalho que fazem. Maria Gadú, especialmente, pois tenho certeza de que ainda fará muito pela MPB; é uma grande revelação nacional dos últimos anos.

Os shows também devem ser destacados. Banda Cine e Lu Alone não me agradaram. Completa falta de entrosamento e pra piorar, o som também não estava muito bom. Não sei se foram problemas técnicos ou se o dia realmente não foi bom para os artistas. Skank e Nandro Reis também não vingaram. Por outro lado, Victor & Leo e Cláudia Leitte, mesmo com a demora para começar a apresentação, cantaram muito bem "Pais e Filhos", do Legião Urbana. Caetano Veloso e Maria Gadú foram ótimos. Copacabana Club canataram a excelente "Just Do It". Não, eles não são estrangeiros, mas cantam em inglês. A atração internacional, Bombay Bicycle Club eu não gostei.

Agora é esperar pra ver o VMB!

Fontes:
http://www.band.com.br/entretenimento/musica/conteudo.asp?ID=100000338417

http://multishow.globo.com/Premio-Multishow/Noticias/Parcerias-consagradas-e-ineditas-foram-destaque-nas-apresentacoes-do-Premio-Multishow.shtml

:P

Nenhum comentário:

Postar um comentário