quarta-feira, 29 de julho de 2009

Um Elvis Presley afegão


Fala galeraaaaaaaaaaa


Fiquei um dia sem postar, mas hoje estou de volta!Vou falar de um cantor que vocês não devem conhecer, e que eu também não conhecia até ler o livro "O Caçador de Pipas", do autor Khaled Hosseini. Ele se chama Ahmad Zahir e foi um grande ídolo da música afegã.

Desde os tempos de escola, sua real vocação sempre foi cantar. Por isso, mesmo com um diploma de instrutor de inglês, seguiu o caminho da música com o apoio da família. Zahir lançou cerca de 22 álbuns em 18 anos de carreira e foi escolhido várias vezes o melhor cantor do ano no Afeganistão. Sua simpatia, charme e carisma somados com a bonita voz tenor e os enormes shows que organizava em cidades como Cabul foram responsáveis por consquistar um número considerável de fãs e amigos.

Porém, devido a mudanças na cena política do país, Ahmad Zahir começou a escrever letras revolucionárias e patriotas sobre o contexto socio-político em que vivia, as quais iam contra os ideais do novo governo instalado no local. Como consequência, em 1979, no dia em que completou 33 anos, foi assassinado por ordem do gerenal comunista Daud Taroon.

Mesmo após sua morte, Zahir jamais foi esquecido pela população afegã e continua popular no cenário musical do país, servindo como fonte de inspiração a outros artistas. Em um artigo escrito por Gerald Roche há uma comparação interessante do cantor com o lendário Elvis Presley. Eu achei parecido, e vocês?

Se quiser saber mais sobre o músico e escutar algumas de suas canções, visite o seu site oficial: http://www.ahmadzahir.com/ . É diferente do que nós escutamos, mas é sempre bom ouvir um estilo de música variado né?!

Fontes:

Ouvindo Ahmad Zahir
:P

Nenhum comentário:

Postar um comentário