quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Discos e Grafias


 Fala galeraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Começa hoje a coluna Disco e Grafias, feita por mim, Luiza, irmã da Dani. Toda quinta-feira, vai haver um novo post sobre discos clássicos do rock ou trabalhos que considero bacanas.

O primeiro disco que escolhi para falar e indicar para ser escutado com bastante atenção faz parte da discografia da minha banda preferida, Whitesnake. Uma banda cheia de fases e discos incríveis, liderada pelo grande vocalista David Coverdale, meu favorito entre muitos. Cada fase da minha vida teve um disco do Whitesnake como escolhido para ser tocado sem parar. No momento, Ready an’ Willing (1980), é o preferido da vez. Escuto sem parar. Logo, nada melhor do que iniciar minhas pequenas contribuições para este blog falando sobre ele!

Apresentando faixas incrivelmente boas, o álbum foi gravado por uma das minhas formações favoritas do Whitesnake: Coverdale (vocais), Micky Moody e Bernie Marsden (guitarras), Neil Murray (baixo), Ian Paice (bateria) e o grande Jon Lord (teclados). Fase na qual a influência do blues nas composições da banda é notável e suas músicas apresentam melodias incríveis, acompanhadas de riff’s poderosos, belos solos de guitarra e a sempre lindíssima voz de David Coverdale. Os teclados de Jon Lord são muito marcantes nesse cd, como em todos os outros do Whitesnake que contam com a sua participação.

Assim que colocamos o disco para tocar na vitrola, nos deparamos já com uma música muito boa da banda: a famosa “Fool For Your Lovin’”. Faixa que, inclusive, teve direito a regravação em versão um pouco mais “elétrica” que apareceu no Lp Slip of the tongue (1989). Nessa época, a formação da banda já era bem diferente da que gravou o disco Ready an’ willing, e a pegada adotada pela banda era mais direcionada para o Hard Rock dos anos 80. Logo, podemos ouvir solos mais frenéticos somados à batidas mais pesadas de guitarra.

Mas o trabalho também apresenta uma regravação entre as suas músicas que, no caso, é a belíssima “Blindman”, que foi originalmente lançada no primeiro disco do projeto solo de Coverdale após deixar o Deep Purple: o ótimo David Coverdale -  Whitesnake, de 1977. Devo confessar que, no disco em questão, é a minha música favorita. Outras faixas excelentes como “Sweet Talker”, “Carry Your Load”, "Ain’t Gonna Cry No More” e “Black and Blue” não podem deixar de ser escutadas. A música que dá nome ao disco, “Ready an’ willing” também é uma faixa muito boa, sempre presente nas coletâneas da banda e freqüentemente tocada nos shows.

Bom, aqui ficam algumas das minhas observações sobre esse disco incrível que, espero eu, tenham conseguido despertar em muitas pessoas o desejo de escutá-lo. Para aqueles que já conhecem esse que, para mim, é um dos clássicos do rock, desejo que a vontade de colocá-lo novamente na vitrola seja enorme nesse momento! Como cantaria Coverdale, "We wish you well..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário